sexta-feira, 4 de outubro de 2013

                                                                                              Amilcar Faria*


"De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." (Rui Barbosa)
                                                                                       
Lutamos o bom combate, mas a vitória ainda não nos assistiu. Somos qual um Davi que enfrenta um poderoso Golias. E fomos reconhecidos Davi até pelo próprio Golias e seus escudeiros. Quisemos um arco, não conseguimos a madeira (cortada pelo desmatamento); quisemos uma forquilha para o estilingue, não alcançamos as galhas (podadas pela especulação imobiliária).

Mas ainda temos a pedra. E somos rede a substituir o pedaço de couro que precisa impulsionar essa pedra contra o gigante, que se acovarda da batalha atrás de quem lhe carregue o escudo ou de quem lhe construa armaduras de bronze, para eternizar-se na espoliação de uma guerra ideológica não declarada, mas há muito levada a termo.

Se é verdade que um partido representa mais que um pleito por dever ser (e de fato o é) um ideal de país, também é verdade que não podemos retardar por mais 5 anos nosso ideal de nação por mera incapacidade de atualização normativa, ou fuga à responsabilidade do Tribunal Superior Eleitoral de corrigir a ilegalidade do cerceamento do direito sem a constitucional e obrigatória fundamentação dos atos de órgãos seus que invalidaram 95 mil apoiamentos de forma inválida.


Mas a política é um exercício de estratégia, tanto quanto um teste de integridade; é um constante fazer o que não se deseja pessoalmente em prol do que se necessita coletivamente, resguardando-se os limites da integridade, dos princípios e da ética. Assim é que sou rede, mas quero (porque preciso e com urgência) ter uma melhor opção para a presidência já e ainda no próximo pleito.

Não posso me dar ao luxo de aguardar mais cinco anos: de espoliação silenciosa da falta de caráter e integridade em uma suposta governança de coalizão que visa locupletar compadres; de corrupção das prioridades de quem prefere cortar impostos de automóveis, com foco no transporte individual em detrimento do coletivo, do que dos remédios, que deveriam focar a saúde de quem já não pode contar com a eficiência do Sistema Único de Saúde e que constrói estádios de bilhões para evento único no lugar de escolas e hospitais de poucos milhões para uso constante; de quem derroga até as normas do português para atender alguma vaidade pessoal.

Assim, mesmo sendo rede até a alma, sem economizar nada de talento, de energia ou de coração para a criação do partido que acredito nos permitirá um choque de qualidade na política e na sociedade de um Brasil que quero melhor para todos, eu penso que não podemos nos afastar da disputa presidencial de 2014 por um contratempo da legenda que estamos criando e que já está marcada no sentimento coletivo.



E é como rede que armo nosso Davi (pessoas de boa índole) para o arremesso da pedra (Marina) que derrotará nossos Golias (a velha política). É como rede que digo que a hora da batalha (05/10) urge em nossos calcanhares (que não podem ser de Aquiles) e que precisamos considerar sermos a funda que lança a pedra, ainda que sob a égide de outra legenda que não é a que eu quero, mas que seja a que é possível, para cessarmos a espoliação de que todos SOMOS vítimas.



AMILCAR FARIA, 44, é servidor público federal, diretor de Programas de Controle Social do Instituto de Fiscalização e Controle, membro do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral e ativista autoral da rede sustentabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie seus comentários! Aqui você tem liberdade para concordar ou discordar. A moderação visa somente garantir a boa etiqueta, não a censura de conteúdo. O espaço é democrático!

Compartilhe estas ideias. Juntos faremos um Brasil melhor!