segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Caráter e Corrupção

                                                                                                
"Quase todos os homens são capazes de suportar adversidades, mas se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder". (Abraham Lincoln)


O Caráter não se compra, não se vende, não se relativiza!

Em nosso país a deturpação dos conceitos e dos valores  demonstram uma crise, que não é política, mas de caráter!

No Brasil, muitos teimam em dizer, como que para minimizar para si mesmos a vergonha da libido, que a carne é fraca. Enganam-se, ou tentam enganar a si mesmos e aos outros.

A maior fraqueza do homem não está na carne, mas no caráter (na mente). Um caráter bem formado e uma pré-disposição a agir corretamente diminuem a instabilidade e a incoerência humanas naturais!

Infelizmente para nós, e espero que apenas temporariamente (posto que tudo e todos são fadados ao progresso e ao aprimoramento), esse é o país do jeitinho que culmina na chamada lei de Gerson: é preciso levar vantagem em tudo.

Ainda Imperam no Brasil: a toleima; a corrupção; a falta de caráter, de compromisso, de brio e vergonha; a impunidade; a desilusão.

Ainda temos muitos políticos e até mesmo partidos (na figura de seus dirigentes) de ação perniciosa à sociedade. Políticos cujas alianças concretizadas não exigem somente mudanças programáticas, exigem mudanças de ideologia, de ideais, de partido... e até de caráter!


Mas não podemos nos esquecer que a falta de valores das pessoas que se tem eternizado no poder são reflexo da própria falta de valores do povo que, se por um lado critica a desonestidade dos políticos, por outro lado não age honestamente!

Agir honestamente é o que faz de alguém uma pessoa honesta, mas a banalização da malfadada lei de Gerson faz de muitos um desonesto que sequer vê sua conduta desonesta: não devolve o troco recebido a maior, consome produtos dentro do supermercado, acha-se no direito de não pagar passagem para sua criança maior de 5 anos no metrô ou no ônibus, manda dizer que não está ao receber um telefonema menos desejado etc.


A corrupção, na política, é a falta de caráter do representante aliada ao “apolitismo“ (falta de interesse pela coisa pública) do representado.

Mas o império da Corrupção termina onde inicia o império da punição!
 “De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto”. (Rui Barbosa)
Apesar do que “profetizou” Rui Barbosa estar se realizando hoje em dia, é preciso não ter medo de ser íntegro, ético, honesto! É preciso não ter medo de ser um bom político e não relativizar valores!
É uma vergonha quando as pessoas relativizam seus valores, ainda mais quando em prol de interesses mesquinhos!
A maior felicidade do político deve ser a consciência limpa por agir em benefício dos que ele representa, sem se corromper ou se relativizar!
"O triunfo do caráter é mais difícil que o do poder, que o da verdade e que o do bem!" (Al'Camir)

Que possamos, todos juntos, mudar a cara da política no Brasil! Que possamos levar a ela os de melhor caráter!

Como também disse Rui Barbosa: maior que a tristeza de não haver vencido é a vergonha de não ter lutado!

http://amilcarfaria.blogspot.com.br/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie seus comentários! Aqui você tem liberdade para concordar ou discordar. A moderação visa somente garantir a boa etiqueta, não a censura de conteúdo. O espaço é democrático!

Compartilhe estas ideias. Juntos faremos um Brasil melhor!